Alimentação Saudável Para Crianças.

Como desenvolver uma alimentação saudável para crianças.


A forma como nos alimentamos influencia nossos padrões alimentares, o desenvolvimento sócio-emocional da criança e a qualidade da relação pais-filhos. O momento da refeição é o principal foco de interação entre pais e filhos, durante os primeiros anos de vida da criança. Esse processo se inicia com a amamentação. Durante esta fase, a expressão orofacial do bebé é interpretada pelos pais como resposta de prazer ou insatisfação, originando por sua vez respostas dos pais, num processo de interação e de oportunidade única de aprendizagem recíproca, não apenas sobre o processo alimentar, mas sobre outros comportamentos da criança.



O desenvolvimento do habito alimentar da criança.

Esse desenvolvimento do paladar inicia-se durante esta fase, dadas as características sensoriais diversas do leite materno. A composição deste modifica-se à medida que a lactação progride, com diminuição dos níveis de lactose e aumento dos níveis de cloreto, tornando o leite levemente salgado. Essa mudança pode favorecer a aceitação dos alimentos complementares no tempo oportuno.
Durante a introdução de novos alimentos, inicia-se a aprendizagem de novos sabores e consistências, a maioria das vezes, acompanhados por sentimentos de stress e ansiedade por parte dos pais.
Neste período, através da ingestão repetida e variada, que lhe permite conhecer diferentes sabores, a criança exercita o seu paladar, aprendendo a gostar e a associar os sabores com a reação afetiva do contexto social e com a própria satisfação fisiológica da alimentação. 


Hábitos saudáveis na alimentação.

Para se desenvolver um bom habito alimentar, muitos especialistas recomendam que pratos oferecidos aos bebês e crianças pequenas sejam sempre coloridos: as refeiçoes coloridas tem um visual mais bonito que estimula o apetite e garante o consumo de todos os nutrientes necessários. Devem ser oferecidos alimentos de todos os grupos alimentares, como feijões, cereais, raízes e tubérculos, legumes, verduras, frutas, leite e carnes, e variar os alimentos dentro de cada grupo.
Deve-se envolver a criança na escolha, compra e preparação dos alimentos, estimulando a criatividade, e o contato com novos alimentos e a valorização do ato de cozinhar. Segundo pesquisas crianças que se alimentam a mesa junto com seus pais tendem a ter uma alimentação mais saudável, apresentam menos problemas e tem melhores resultados escolares.

Para maiores informações sobre alimentação saudável para crianças Clique Aqui: